dons do espirito santo

Dons do Espírito Santo na Bíblia – Estudo Bíblico

Os dons do Espírito Santo representam algumas virtudes que o Espírito Santo entrega às pessoas. Com isso, esses dons podem ser utilizados para contribuir com a igreja e suas boas obras. Cada pessoa pode receber um ou mais dons, mas isso sempre dependerá da vontade de Deus.

Quais são os Dons do Espírito Santo na Bíblia?

Ao buscar o Espírito Santo e se santificar, é preciso desenvolver as qualidades e os dons que o próprio Espírito Santo entregou. Nos textos bíblicos de 1 Coríntios 12:8-10, 1 Coríntios 12:28-30, Romanos 12:6-8 e Efésios 4:11-13, são citados diversos dons do Espírito Santo, tais como:

Sabedoria

A verdadeira sabedoria vem sempre do Senhor. Ao receber esse dom, o servo do Deus vivo passa a ter um discernimento espiritual que está acima do bom senso e da experiência humana. Deus é a maior fonte de sabedoria que existe, portanto, qualquer pessoa humilde de coração pode ser direcionada pelo Criador (Provérbios 2:6).

Palavras de conhecimento

O Espírito Santo ajuda as pessoas a compreenderem e até mesmo a explicarem assuntos espirituais. Nesse caso, é possível entender o termo “conhecimento” como ciência ou capacidade de acumular experiências ligadas ao Espírito Santo (Isaías 33:6).

Qualquer pessoa que aceitar a Jesus como seu salvador receberá esse dom. No entanto, existem pessoas que possuem uma fé mais forte do que as outras. Como a fé é a base para qualquer cristão, é muito importante que ela seja desenvolvida. Quanto mais forte for a fé de uma pessoa, mais frutos ela gerará em sua caminhada (Lucas 17:6, Efésios 2:8-9).

Cura

Deus usa o seu poder para curar enfermos de forma milagrosa. Com isso, pessoas com doenças incuráveis ficam totalmente saudáveis, sempre para a glória do Senhor.

Vale lembrar que, o dom da cura não serve apenas para doenças físicas, mas também para doenças psicológicas e para problemas espirituais. Por meio desse dom, muitas pessoas são libertas da opressão maligna (Mateus 10:8).

Milagres

O Espírito Santo utiliza as pessoas para fazer sinais e maravilhas. Ao receber esse dom, as pessoas se tornam instrumentos do Senhor para que grandes milagres aconteçam. É bom lembrar que, sempre que um milagre acontece, o principal objetivo é que o nome do Senhor seja glorificado (Salmos 77:14). Ou seja, um milagre nunca acontecerá sem um grande propósito atrelado a ele.

Profecia

Profetizar é entregar para alguém uma mensagem inspirada por Deus. É importante deixar claro que, o ato de profetizar não tem nada a ver com adivinhações sobre o futuro. A profecia está ligada a vontade do Senhor em revelar algo a igreja ou para algum ser humano.

Discernimento espiritual

Também conhecido como discernimento de espíritos, esse dom faz o cristão saber se uma mensagem ou profecia vem do Senhor ou não. É crucial para qualquer cristão ter esse discernimento, pois ele impede a igreja de ser enganada. Todo servo do Senhor deve desenvolver o seu discernimento, pois ele será essencial em qualquer área de sua vida (1 Coríntios 2:14-16).

Dom das línguas estranhas

O dom das línguas estranhas faz o servo do Senhor falar em línguas que ele não conhece. O principal objetivo desse dom é a edificação do próprio indivíduo (1 Coríntios 14:4). Ou seja, quem possui o dom das línguas estranhas edifica a si mesmo, o que melhora sua caminhada cristã.

Interpretação das línguas

Compreender a mensagem da pessoa que fala em línguas também é um dom do Espírito Santo. Inclusive, é possível ler sobre isso na passagem de 1 Coríntios 12:10.

Prestar serviços ou ajudar alguém

Prestar serviços a igreja ou ajudar alguém que precisa também é um dom do Espírito Santo. Normalmente, quem possui esse dom é sensível para as necessidades alheias e sabe quando deve ajudar alguém.

Dom do ensino

A pessoa que possui esse dom consegue explicar a Palavra de Deus com muita facilidade. Dessa forma, ela consegue ajudar várias pessoas a crescerem espiritualmente e a fortalecerem seus chamados ministeriais. Geralmente, quem tem o dom de ensino visa instruir e preparar as pessoas segundo os princípios da Bíblia.

Dom do ânimo

Esse dom é muito importante para encorajar as pessoas que, por alguma razão, estão tristes ou desanimadas. Normalmente, essas pessoas recebem inspiração divina para fazerem suas colocações no momento certo e no local adequado (2 Timóteo 1:7).

Outros Dons Espirituais

Além de todas as virtudes citadas anteriormente, a Bíblia também cita outros dons do Espírito Santo em seus textos:

  • Sabedoria;
  • Entendimento;
  • Conselho;
  • Poder;
  • Conhecimento;
  • Piedade (tradução Vulgata);
  • Temor ao Senhor;
  • Contribuição financeira;
  • Misericórdia;
  • Evangelização;
  • Liderança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *