batismo no espirito santo

Batismo no Espírito Santo – Significado e Sinais

O batismo no Espírito Santo pode ser interpretado de dois modos diferentes. O primeiro deles tem a ver com a conversão, quando o Espírito Santo passa a acompanhar aquela pessoa. O segundo modo tem a ver com alguma experiência poderosa que o Espírito Santo proporcionou. Ambas as situações podem ocorrer simultaneamente ou em situações distintas.

Batismo no Espírito Santo – Conversão

A Bíblia afirma que, quando um ser humano se arrepende sinceramente e aceita a Jesus como Senhor e salvador, o Espírito Santo passa a acompanhá-lo. Ter esse acompanhamento é crucial para qualquer cristão, pois é o Espírito Santo que une o ser humano a Deus. Partindo desse princípio, todos os cristãos convertidos recebem o batismo no Espírito Santo (1 Coríntios 12:13).

Ao receber o Espírito Santo em sua vida após a conversão, o cristão costuma ter os seguintes resultados:

  • Acreditar firmemente na salvação – o Espírito Santo convence o cristão de que ele é filho de Deus e mostra que seus pecados foram perdoados (Romanos 8:16);
  • Entendimento da Palavra de Deus – por meio do Espírito Santo, o cristão começa a entender a realidade espiritual. Com isso, as mensagens da Bíblia começam a fazer sentido (1 Coríntios 2:12-13);
  • União com a igreja – ao aceitar a Jesus, o servo do Senhor recebe auxílio do Espírito Santo para se unir com outras pessoas que também amam a Cristo. Com isso, há um crescimento da comunhão entre os irmãos da igreja.

Ser cheio do Espírito Santo

Além da presença do Espírito Santo no ato da conversão, a Bíblia também fala sobre ser cheio do Espírito Santo ao longo da vida. Por exemplo, em Efésios 5:18, está escrito que é melhor ser cheio do Espírito Santo do que se embriagar de vinho. Nesse caso, o batismo no Espírito Santo faz alusão a alguma experiência incrível que o cristão teve com o Senhor.

Quando uma pessoa recebe a presença do Espírito Santo, algumas coisas tendem a acontecer:

  • Aumento da coragem – o cristão perde sua timidez, pois está totalmente focado em Deus e não nas opiniões alheias (Atos dos Apóstolos 4:31);
  • Capacitação espiritual – o Espírito Santo capacita o cristão e o ajuda em seu crescimento espiritual, na evangelização de pessoas e até mesmo em seu crescimento ministerial. Com isso, aquele cristão estará pronto para receber dons espirituais (Atos dos Apóstolos 19:6);
  • Revelações divinas – ao ganhar esse dom, o cristão passa a receber ajuda do Espírito Santo para resolver diversas questões de sua vida. Além disso, Deus passa a lhe dar sabedoria para interpretar as passagens bíblicas. O dom da revelação gera um grande crescimento espiritual na vida de qualquer pessoa;
  • Dedicação – ao ter uma experiência verdadeira com o Espírito Santo, o crente passa a sentir mais vontade de conhecer ao Senhor e dedicar o seu tempo a ele.

Vale lembrar que, nem todos que recebem o batismo no Espírito Santo começam a falar em línguas, fazer milagres ou profetizar. Afinal de contas, esse tipo de coisa não acontece de forma tão automática.

Todo cristão deve ter em mente que o batismo no Espírito Santo não torna ninguém “mais espiritual” que os outros. Ou seja, o cristão não deve usar isso para se sentir superior aos seus irmãos.

Como ser batizado no Espírito Santo?

Como não se pode obrigar Deus a nada (1 Coríntios 12:11), não existe nenhuma “receita de bolo” para receber o batismo no Espírito Santo. Contudo, o cristão pode pedir essa bênção para o Criador.

Se uma pessoa verdadeiramente se arrependeu e aceitou a Jesus como seu salvador, ela já tem o Espírito Santo dentro de si. Entretanto, se ela realmente quer ser batizada no Espírito Santo, ela deve pedir isso ao Senhor.

Na Palavra de Deus, existem situações onde pessoas receberam o batismo após seus líderes orarem por elas, impondo suas mãos. Por outro lado, algumas pessoas receberam esse dom enquanto oravam por conta própria.

Se uma pessoa realmente está procurando o Espírito Santo, mas ainda não o recebeu, ela não precisa se desesperar. Afinal de contas, não receber essa bênção não significa que ela é “menos espiritual” que os outros cristãos. Deus faz as coisas em seu próprio tempo e sabe o que é melhor para cada ser humano.

É importante lembrar que, receber o batismo no Espírito Santo não é o único modo de aprofundar o relacionamento com o Senhor. O mais importante é sempre buscar a Deus com fé, pois é isso que aproxima o ser humano dele (Salmos 37:4).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.