Estudo Bíblico

O Jovem Rico e Jesus – Estudo Bíblico da Parábola

jovem rico e Jesus

A Bíblia descreve o jovem rico como alguém que pertencia a elite da sociedade judaica. Segundo os textos bíblicos, esse rapaz vivia de acordo com os mandamentos de Deus e perguntou para Jesus o que deve ser feito para receber a salvação. A resposta de Cristo expôs o grande defeito do jovem rico: o seu amor ao dinheiro.

O encontro entre Jesus e o jovem rico

Tudo começou quando esse rapaz se aproximou de Jesus e resolveu falar com ele. O jovem rico se ajoelhou diante do Filho de Deus e perguntou-lhe o que era necessário para obter a vida eterna. Primeiramente, ao ver que tinha sido chamado de “bom mestre” pelo jovem, Jesus respondeu que apenas Deus é bom. Referência Passagem / Versículo – (Marcos 10:18-19). Depois disso, ele citou os Dez Mandamentos para o jovem rico.

Após ouvir as falas de Jesus, o jovem respondeu que obedecia a todos os mandamentos desde criança. Jesus amou aquele jovem e falou para ele o que lhe faltava para obter a salvação: vender todas as suas riquezas e dar o dinheiro aos pobres. Depois disso, o rapaz estaria pronto para seguir a Jesus.

Ao ouvir isso, o jovem rico ficou triste e foi embora, pois tinha um grande patrimônio acumulado e não queria se desfazer dele. Referência Passagem / Versículo – (Marcos 10:21-22).

Ao ver o jovem indo embora, Jesus olhou para seus discípulos e disse a famosa frase: “é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos Céus” (Mateus 19:23-24). Ao ouvir esta frase, os discípulos ficaram em dúvida e começaram a questionar se realmente era possível entrar no Céu.

Jesus respondeu que todas as coisas eram possíveis para o Senhor, até mesmo o que é impossível para o ser humano. Durante a conversa, Pedro afirmou que ele e os outros discípulos tinham abandonado tudo para seguir a Jesus. A resposta do Filho de Deus foi simplesmente assegurar a vida eterna para todos eles. Referência Passagem / Versículo – (Lucas 18:28-30).

Além desse encontro com Jesus, não há mais relatos na Bíblia sobre o jovem rico. Portanto, ninguém sabe ao certo o que aconteceu com ele.

É preciso doar dinheiro para ser salvo?

A Bíblia diz que Jesus amou o jovem rico, pois ele realmente estava se esforçando para servir a Deus e conseguir a salvação. Por conta disso, Jesus mostrou para o jovem a área que ele teria que tratar para ser realmente salvo. No caso do jovem, ele precisava vencer o seu amor ao dinheiro, pois era muito apegado ao seu patrimônio.

Ao mandar o jovem rico doar o seu dinheiro aos pobres, Jesus não estava mandando as pessoas doarem dinheiro para serem salvas. Afinal de contas, não há como comprar a salvação, pois ela vem pela graça de Deus e não pelo mérito humano.

Como Deus é misericordioso e ama demais a humanidade, Ele salva o ser humano apesar de seus pecados. Referência Passagem / Versículo – (Efésios 2:8-9). Portanto, no quesito salvação, a quantidade de dinheiro que uma pessoa possui ou doa é totalmente irrelevante.

Para ser salvo, é preciso amar a Deus acima de tudo.

Para obter a salvação, é preciso amar a Deus acima de qualquer coisa. Ou seja, nada pode ser mais importante do que seguir a Cristo. Em muitos momentos, o cristão tem que fazer escolhas difíceis para seguir a Jesus, como abrir mão de dinheiro, relacionamentos amorosos e até mesmo de alguma oportunidade de emprego.

Ou seja, se alguma coisa na vida do ser humano o faz violar os princípios de Cristo, ele deve se afastar daquilo imediatamente. Ao fazer isso, o servo do Senhor deixará claro que realmente o ama, mesmo que, aos olhos humanos, esteja perdendo algo importante. No fim das contas, tudo o que importa é realmente amar a Deus.

É como diz a palavra do Senhor, se algo te faz pecar, arranque isso de sua vida e jogue fora. Referência Passagem / Versículo – (Mateus 5:29). É muito melhor perder algo nessa Terra e manter a salvação do que passar a eternidade no inferno.

O jovem rico falhou no teste de Jesus porque, apesar de amar ao Senhor, ele amava ainda mais ao dinheiro. Ou seja, aquele rapaz não amava a Deus acima de todas as coisas. Ao perceber isso, Jesus recomendou que, antes de segui-lo, o jovem rico abrisse mão de todo o seu dinheiro.

Ao abrir mão de suas riquezas, o jovem provaria que realmente amava a Deus acima de todas as coisas. Infelizmente, ao descobrir o sacrifício que teria que fazer, o jovem se entristeceu e desistiu de seguir a Cristo. Isso mostra que, apesar de seguir aos mandamentos de Jesus, o dinheiro realmente era a maior prioridade daquele jovem. Portanto, ele não estava pronto para seguir a Cristo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top